Oficinas na Tribo Xacriabá


Os Xacriabás são um grupo indígena que habita o estado brasileiro de Minas Gerais, na margem esquerda do rio São Francisco (na Área Indígena Xacriabá) e no município de Itacarambi (na Terra Indígena Xacriabá Rancharia), a 700 km da capital mineira, Belo Horizonte.
No passado também eram chamados acroás e habitavam a Bahia, onde também foram chamados de coroás, o Piauí, onde foram chamados gamelas, e o estado de Goiás. Falam um dialeto da língua A’uwen. Os Xacriabá são a mistura de índio com negro. Quando os primeiros escravos foram trazidos para Minas Gerais, eles logo se relacionaram com os índios locais, formando, então os Xacriabás. Hoje em dia, os Xacriabás somente falam o português.
Adquirimos ao longo dos anos parceiros para levar até esse povo, esperança de melhor qualidade de vida.
E com o chefe da FUNAI na Tribo, conseguimos transporte de doações vindas de várias cidades de Minas e São Paulo.

São João das Missões fica a uma distância de 663 Km de Belo Horizonte (capital) e a 247 Km de Montes Claros, cidade pólo do norte de Minas, sendo o acesso realizado através da BR-135. Posiciona-se a 18 Km do rio São Francisco e é marcado pelo Rio Itacarambi que banha quase todo o território do Município.

A divisão administrativa do município constitui-se da Sede, do Distrito de Rancharia, 12 povoados e 31 aldeias na Terra Indígena Xacriabá. O Município ocupa uma área territorial de 679,89 Km², sendo que a reserva Indígena Xacriabá ocupa uma área de 530,74 Km², o que corresponde a 78,07% da superfície total da municipalidade. Situa-se na micro-região do Vale do Peruaçu (Alto Médio São Francisco), norte do Estado de Minas Gerais. Limita-se com o município de Miravânia, Manga e de Itacarambi.


 

 

Domingos Nunes de Oliveira - Cacique Geral da Nação Xacriabá,

maior grupo biológico do Estado de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil.